Clínica de Fisioterapia RPG Souchard - Fisioterapeuta Joyce - Florianópolis Campeche

Importância da Postura

Uma postura correta é aquela que cumpre eficazmente sua função com o menor esforço possível. Da mesma maneira que uma ferramenta alinhada e equilibrada desempenhará melhor sua função, também nosso corpo funcionará adequadamente se este estiver em equilíbrio adequado.

A postura sofre influência de:

Em qualquer situação, os músculos são os verdadeiros encarregados de manter nosso esqueleto, em uma determinada forma. Portanto eles são responsáveis pelo posicionamento do nosso corpo, alinhado adequadamente ou não.

Qualquer postura mantida prolongadamente produz certa carga sobre os músculos e articulações. Isto se torna cada vez mais freqüente na atualidade, ocorrendo, por exemplo, em profissionais que permanecem longo tempo na mesma postura: seja em pé, diante de uma máquina ou como “vigia”, por exemplo; ou sentado, frente a um computador ou em sala de aula, (crianças, adolescentes e adultos);

Se perante a esta situação, este indivíduo mantiver a postura incorreta, a sobrecarga articular e a excessiva tensão muscular serão, todavia maiores, criando à curto ou longo prazo alterações dos eixos posturais ideais, com desenvolvimento de dores e outros sintomas que impedirão o bom funcionamento corporal implicando a qualidade de vida.

Para um sistema em equilíbrio, quanto maior for a hipertonia muscular (tensão muscular exagerada ou permanente do músculo em repouso), maior será o componente de achatamento articular (esmagamento das articulações).

Compressão das Vertebras

Hoje se admite que 80% das lesões dolorosas articulares mecânicas têm origem da postura em desequilíbrio (compensação). Em caso de trauma, má formação congênita, lesão por impacto ou de repetição os músculos da estática envolvidos tornam-se hipertônicos e encurtam-se, causando desequilíbrios e compensações de todo o sistema estrutural, com possíveis quadros inflamatórios das estruturas mais sobrecarregadas.

Esses desequilíbrios evoluem de forma silenciosa e progressiva, podendo levar anos para manifestar sintomas de dor ou limitação da função. Geralmente quando isso ocorre as lesões osteomusculares (músculos e articulações) já estão estabelecidas e fixadas. Dependendo do grau de comprometimento osteomuscular, estilo de vida, profissão, atividade esportiva, e grau de exposição aos fatores de riscos biomecânicos os sintomas tornam-se crônicos, podendo desenvolver incapacidades irreversíveis.

Em geral essas incapacidades aparecem de forma lenta e progressiva. De certo modo, nosso corpo nos fala, advertindo-nos sobre seu estado: cansaço, tensão rigidez... Quando não sabemos escutá-lo, ele nos grita em forma de sintomas mais alarmantes como: dores, fisgadas, câimbras constantes, formigamentos, etc. è nesse momento que precisamos dedicar à atenção especial que esse corpo merece! Portanto a consciência corporal e o controle da própria postura são fundamentais na prevenção de doenças do aparelho locomotor e na manutenção da saúde e bem estar geral do ser.

Através de uma avaliação detalhada pelo método da RPG (Reeducação Postural Global), o fisioterapeuta analisa a posição do corpo do indivíduo, suas dores e sintomas e oferece um tratamento global, visando devolver aos músculos e articulações seu estado de equilíbrio adequado e por conseguinte uma postura correta.

Agendar Consulta

Dra. Joyce Lino Alvares

(48) 98406-0496