RPG Souchard - Reeducação Postural Global
A Reeducação Postural Global, conhecida por suas iniciais RPG, é um método inovador da fisioterapia criado e desenvolvido pelo francês Philippe Emmanuel Souchard. Nasceu de sua obra “Campo Fechado” publicada em 1981, na França, depois de 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica.
O termo reeducação postural sempre foi utilizado na fisioterapia, mas o uso da sigla RPG surgiu com o seu criador, assim como, a originalidade e autenticidade do método.
Individualidade - Causalidade – Globalidade
Esses são os três pilares da RPG-Souchard. Cada pessoa é única, como ser consciente, de sentir, pensar, agir… e na forma do seu corpo. Com relação ao corpo, é único. Em sua genética, suas vivências, flexibilidade, seu trabalho, esporte, lazer suas tensões e compensações.
Em muitas ocasiões os sintomas que vemos e sentimos (moléstias, dores, deformidades, etc…) são somente a consequência de uma causa oculta que pode inclusive estar relacionada com uma lesão antiga, em outro segmento corporal.
Para que o tratamento seja eficaz e duradouro e inclusive definitivo, deverá ser tratado não somente os sintomas, mas também buscar e tratar a sua causa, que produziu a manifestação da moléstia.
O ser humano é indivisível. Não podemos separar o corpo da mente, como tampouco podemos separar as zonas do corpo do “todo”. Ou seja, tentar tratar somente o problema da mão por exemplo, sem considerar que ela faz parte de um corpo que reage à incapacidade dessa mão. A Globalidade é um tratamento corporal que implica em incluir todos os segmentos de uma vez.
O corpo é capaz de promover compensações (desequilíbrios) para fugir a uma dor ou disfunção. As tensões se deslocam para outras regiões rapidamente através dos tecidos contráteis (músculos, fáscias, tendões), chamados de “Cadeias musculares”.
Durante o tratamento são realizadas posturas onde as cadeias musculares são submetidas ao estiramento contínuo, de modo que cada parte do corpo seja recolocada à sua posição adequada, assim como, impedir que novas compensações apareçam em razão do desconforto gerado pelo alongamento.
Dessa forma seremos capazes de modificar toda a estrutura e desequilíbrio relacionado com o problema da disfunção ou dor, manifestada pela incapacidade funcional do indivíduo. É muito comum, que ao alongar uma zona corporal, outra reaja com o encolhimento (encurtamento). Para que o alongamento seja eficaz, corrigimos o conjunto, as cadeias musculares, impedindo as compensações.
Adulta 42 anos com anteversão pélvica e lombalgia.
Resultado após uma sessão.
O Tratamento
A RPG é um método de fisioterapia suave, progressivo e ativo, que pode ser aplicado em qualquer idade respeitando as possibilidades de cada pessoa.
Inicialmente é realizado uma avaliação pelo fisioterapeuta, observando as retrações e desequilíbrios, a exploração dos alongamentos e seu efeito. Elegendo as posturas de estiramento mais adequados para a conduta na RPG, a frequência e o tempo de tratamento.
As sessões são realizadas individualmente com duração aproximada de uma hora, uma vez por semana em geral, podendo em casos mais agudos serem adotados intervalos menores entre as sessões. Em cada sessão se realiza duas posturas no mínimo, aplicadas a cada pessoa segundo sua fragilidade, patologia, idade e constituição.
O objetivo do tratamento é aliviar a dor, os sintomas, evitar as compensações e corrigir as deformidades. À medida que os sintomas forem desaparecendo, os intervalos entre as sessões vão ficando maiores (quinzenais ou mensais).
Posteriormente o paciente é orientado a realizar os exercícios de autopostura em domicílio para manutenção dos resultados obtidos, conscientização e prevenção.
Os resultados aparecem em torno da décima sessão e atingem sucesso em até 90% dos casos. O campo de aplicação é enorme e o método de tratamento deve elevar-se ao nível de complexidade de cada caso ou patologia.
A RPG permite abordar os transtornos posturais como as lesões articulares funcionais, sempre tratando o corpo de forma global.
Adolescente de 14 anos com hipercifose e hiperlordose.
Resultado após 11 sessões.
Indicações
Gerais: Reeducação da postura e ganho de flexibilidade com efeitos benéficos para aparelho locomotor, estético, orgânico, funcional e psicológico.
Locais: Recuperação de bloqueios articulares, tratamento dos músculos em desequilíbrio (câimbras, contraturas, miosites), e descompressão de zonas de comprometimento neurológico (hérnias de disco, ciática, nevralgias).
Preventivas: saúde no trabalho, educação postural em crianças e adolescentes e adultos, atividades desportivas (fase de recuperação e treinamento), preparação de gestantes (pré e pós-parto), atividade física de condicionamento (evitar compensações pelo encurtamento muscular compensatório desenvolvido no treino).
Curativas: Deformidades em coluna vertebral como escolioses, hiperlordoses, hipercifoses, retificações e inversão das curvas fisiológicas Deformidades em membros superiores e inferiores como ombros desnivelados, escapulas aladas, pés cavos, pés planos, joanetes, dedos em martelo, joelhos cotovelos valgos ou varos…
Escoliose lombar e joelho varo
Resultado após sete sessões
- Patologias dolorosas da coluna: Cervicalgia, dorsalgia, lombalgia, ciáticas, alterações sacro-iliacas, protusão discal, hérnias discais, espondilolistes...
- Patologias articulares e tendinosas: artroses, artrite reumatóides, espondilite anquilosante, tendinites, fibromialgias, síndromes de impacto dos ombros, síndromes do túnel do carpo, lesão do manguito rotador, ombro congelado, epicondilites, retração palmar de Dupuytren, metatarsalgias, esporão de calcâneo, fasceíte plantar, dores na ATM (articulação têmporo- mandibular)
- Sintomas Neurológicos de origem mecânica: Adormecimento, formigamento das mãos,braços, pernas ou pés, dores de cabeça, enxaquecas, vertigens, desequilíbrios
- Disfunção respiratória: Bloqueio inspiratório, hérnia de hiato (refluxo)
- Seqüelas de traumatismos: reabilitação pós luxações, fraturas, e cirurgias.