Tecnologia x Saúde
O público em geral parece cada vez mais envolvido com as novas tecnologias. Não importa a idade, a aceitação dos mais variados artefatos tecnológicos é majoritária na sociedade.
Mas, neste contexto, o público infanto-juvenil é sem sombra de dúvidas um dos mais atingidos negativamente pelo mau uso dos chamados aparelhos eletrônicos.
Notebook, smartphones, tablets e outros dispositivos móveis são utilizados por praticamente toda a população. Mas há estudos que revelam que o tempo de uso dessas ferramentas aumenta conforme mais jovem o indivíduo for. Sobretudo, as crianças e os adolescentes estão fazendo uso demasiado dessas tecnologias para diversas finalidades (que, em sua maioria, envolvem o entretenimento) e as consequências do exagero incidem sobre a saúde de um modo geral, inclusive, da coluna vertebral.
De fato, a tecnologia facilita e agrega muitos benefícios ao nosso dia a dia, mas é preciso usá-la com moderação. Também é importante não descuidar, principalmente, da boa postura. Além do tempo prolongado, os dispositivos eletrônicos quase sempre são manuseados com uma postura inadequada. Os jovens já não se preocupam muito com hábitos posturais corretos, o que dirá durante um entretenimento, quando estão empolgados navegando pela internet através do celular, por exemplo. Com a má postura, somada ao tempo exagerado em que permanecem nela, o resultado são os prejuízos à saúde da coluna vertebral. Por isso, já é comum as queixas de dores nas costas e no pescoço entre os adolescentes e as crianças.
Dicas de ergonomia no uso dos portáteis
- Ao utilizar um smartphone, evite curvar o seu pescoço (afaste-o o máximo que conseguir para que o pescoço fique menos flexionado) e não flexione demais os seus braços e ombros.
- O mesmo vale para o uso do tablet. Nunca se curve para manuseá-lo! Por isso, é aconselhável não apoiá-lo no colo, porque você vai tensionar a coluna vertebral ao tentar olhar para a tela do tablet.
- Ao atender o celular você o apoia com o ombro, enquanto realiza outras atividades com as mãos? Evite esse hábito! Uma vez repetitivo, ele pode ser bastante prejudicial.
- Ao manusear qualquer dispositivo eletrônico, mantenha sempre a coluna ereta.